BLOG

26/05/2020

BPO Financeiro: 5 questões para nunca mais se preocupar ao contratar esse serviço

Confira quais são as preocupações que você deixará de ter ao contratar o serviço de BPO Financeiro.
  • A área financeira é uma das mais importantes para a existência de um negócio. Porém nem todos os empresários estão preparados para gerir essa atividade e, muitas vezes, é uma área negligenciada. Por isso o BPO financeiro se tornou uma alternativa para quem deseja ter o seu financeiro cuidado por quem entende do assunto.

    O que, de fato, é o BPO Financeiro?

    O BPO (Business Process Outsourcing) Financeiro, ou Terceirização de Processos de Negócio, em português. É uma solução inovadora e eficiente para resolver definitivamente essas questões e ainda gerar mais tempo e disponibilidade para as atividades principais do negócio, já que a área financeira não está relacionada à atividade principal das empresas. Nesse processo são estabelecidos processos e procedimentos e a atividade é feita de forma anexa, porem integrada com a empresa. uma equipe de profissionais especializados e focados assume as rotinas administrativas, incluindo faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária, gestão de informação junto à contabilidade, entre outros. Essa equipe, que pode ser interna ou externa, fica responsável pelos controles gerenciais e financeiros, propiciando redução de custos e aumento na qualidade das informações.Separamos alguns itens com os quais você não precisara se preocupar caso contrate uma empresa para cuidar do seu BPO Financeiro.

    1. Pagamento de funcionários e fornecedores

    A rotina constante de despesas costuma preocupar os empresários. Ao terceirizar seu financeiro, você tem a certeza de que esses processos serão executados no prazo correto, inclusive antevendo o fluxo de pagamentos futuros para que seja possível organizar melhor o fluxo de caixa.

    2. Faturar e acompanhar recebimento dos clientes

    Em alguns negócios, o produto ou serviço são entregues/realizados para o cliente e o pagamento não é realizado, ficando em atraso ou inadimplente.

    3. Cobrar clientes inadimplentes

    No BPO Financeiro o acompanhamento dos serviços e produtos comercializados e seus respectivos pagamentos já diminui consideravelmente a inadimplência. Porém, havendo clientes inadimplentes, com o controle bem feito e processos bem definidos, é possível analisar melhor o impacto sobre o negócio e realizar a recuperação das contas a receber atrasadas, a partir de métodos de cobrança bem definidos e criteriosos.

    4. Gestão da documentação relacionada ao financeiro

    Manter o financeiro organizado e conciliado com as diversas contas bancárias existentes é importante para controlar o fluxo de caixa da empresa. Além de manter os documentos financeiros em ordem para conferências contábeis, evitando perda de conteúdos importantes para o seu negócio.

    5. Interface direta com a contabilidade

    Um grande problema enfrentado pelas empresas é o atraso no envio de informações para o escritório de contabilidade dar sequência aos processos.

    Quando você tem o BPO Financeiro no próprio escritório, você não corre o risco de ter esse problema. Essas são algumas das vantagens de terceirizar a gestão financeira da empresa, reduzindo custos operacionais e preocupações, aumentando a eficiência e permitindo ao empresário e sua equipe se concentrar no core business do seu negócio.

    Se você está convencido de que essa é a melhor opção, conte com a Enfoque Contábil no processo. Clique aqui e fale com a nossa equipe.