BLOG

27/01/2020

Contabilidade consultiva: como pode influenciar na sua empresa?

Se há alguns anos o papel do contador era apenas o de cuidar das obrigações tributárias, contábeis e trabalhistas de uma empresa, hoje a atuação deste profissional é muito mais flexível e abrangente por meio da contabilidade consultiva.
  • Você já ouviu falar na contabilidade consultiva? Nesse prisma, o contador passa a ser, como o nome sugere, um consultor de negócios para a sua empresa.

    Quer entender melhor como essa modalidade funciona? Continue a leitura e saiba mais.

    O que é a contabilidade consultiva?

    Nessa modalidade, o contador tem uma influência que vai além das obrigações fiscais, tributárias, contábeis etc. Como você já sabe, o escritório de contabilidade é responsável pela gestão das obrigações empresariais e possui informações privilegiadas sobre todos os departamentos da empresa.

    Com essas informações em mãos, seria muito mais estratégico que o contador avaliasse a saúde financeira do negócio, propondo soluções que trouxessem resultados mais assertivos.

    Para quem é essa modalidade contábil?

    Apesar de ser um conceito atraente, destacamos que nem todas as empresas e contadores estão preparados para esse modelo de gestão. Se sua empresa não mantém a entrega de documentos em dia ou não recolhe os tributos corretamente, por exemplo, o ideal é que primeiro isso seja resolvido.

    Com todas as obrigações acessórias em dia, poderá contar com os benefícios da contabilidade consultiva. Em contrapartida, nem todo contador possui a qualificação necessária atender no modo consultivo. Daí a necessidade de profundo conhecimento em contabilidade somado a domínio da área administrativa e de gestão.

    Vantagens da contabilidade consultiva
    Ao adotar a contabilidade consultiva, a empresa agrega valor aos seus processos. Com uma visão estratégica de números e gráficos é possível traçar caminhos mais assertivos.

    Confira outros benefícios:

    Identificação de novas oportunidades
    O contador consultivo possui experiência para descobrir novas oportunidades. Ao analisar os indicadores empresariais, ele pode sugerir novos caminhos para obter linhas de crédito ou novos negócios que poderão ser explorados pela empresa.

    Ações planejadas
    O sucesso das grandes empresas mora no planejamento. E uma das tarefas da contabilidade consultiva é essa. Traçando cenários futuros, o contador consegue delimitar ações que deverão ser realizadas nos próximos anos. Com uma visão muito mais ampla, além da calma e da tranquilidade, a contabilidade consultiva pode elaborar planejamentos estratégicos certeiros.

    E aí, o que achou da contabilidade consultiva? Que tal adotá-la para otimizar a gestão do seu negócio? Conte com a Enfoque Contábil nesse processo.