BLOG

12/05/2023

Dia das Mães: como conciliar maternidade e trabalho?

Escolas infantis podem ser uma ótima saída para quem tem jornada dupla

No Dia das Mães, vamos destacar a importância das mulheres no cenário econômico, que acabam tendo dupla jornada: de negócios e o maternar.

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 50% das mulheres são demitidas após dois anos de licença maternidade, aproximadamente. Já em uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios da Edenred Brasil, 52% das mulheres sofreram algum tipo de preconceito no ambiente profissional e, para os homens, o cenário é bastante diferente, marcando 15%  apenas. Um cenário machista e desigual.

Sem romantização, mas as mães têm uma força fora do comum e pensam que elas desistem? Pelo contrário, passaram a ocupar espaços importantes na economia brasileira, fundando o seu próprio negócio, por exemplo.

A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), junto do Sebrae, aponta que dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões são mulheres. Quando o assunto é liderança, o número é mais positivo ainda, elas lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil e, no mundo, a participação feminina contabiliza 34%.

Apesar dos desafios contínuos, elas não deixam a “peteca” cair e conseguem equilibrar a sua dupla jornada. Como? No vídeo, publicado em nossas redes sociais, Josane do Prado Piccolo, fundadora da Materna Day, uma escola de ensino infantil, conta um pouco sobre a sua jornada como mãe, mulher empreendedora, desafios e como superá-los. Confira:

Escola da primeira infância traz benefícios para todos

Apesar de todas as dificuldades, muitas mães começaram a adaptar suas jornadas de trabalho, adotando o home office para que pudesse acompanhar o desenvolvimento do filho, mas isto pode tirar a concentração profissional, além de afetar o aprendizado da criança. Sendo assim, mães que optam pelo home office ou híbrido podem contar com escolas, mesmo que em meio período, expandindo a sociabilidade do pequeno e contribuindo para a sua produtividade.

Para encerrar este artigo, deixamos aqui o nosso parabéns a todas mães e, principalmente, aquelas que fazem parte da trajetória Enfoque.