BLOG

09/06/2020

O que devo considerar antes de terceirizar o financeiro da minha empresa?

terceirizar o financeiro da sua empresa pode trazer diversos benefícios, mas você precisa analisar alguns itens antes de tomar essa decisão. Confira quais são no texto.
  • Tomar a decisão de terceirizar o financeiro da sua empresa é algo que vai mudar a sua rotina e dos colaboradores. Por isso, é algo que precisa ser bem analisado.

    Por esse motivo, trouxemos alguns pontos que você deve refletir sobre a realidade da sua empresa e que possivelmente serão impactados com a contratação de um BPO Financeiro. Vamos começar com uma pergunta simples, de algo que acontece ou já aconteceu em algum momento, na vida de quase todo empreendedor.

    O seu financeiro pessoal está misturado ao da empresa?

    Não é correto, mas a junção dos gastos pessoais e empresariais é muito comum. Principalmente quando é o próprio gestor do negócio que desenvolve a função financeiro. Isso ocorre porque falta clareza de decisões e processos no setor e ocorre uma confusão entre os limites, entre o que deve ser tratado com gastos pessoais e do negócio. Um exemplo comum: se você é empresários e a sua conta de energia é paga junto com a conta de energia da sua empresa, debitadas na mesma conta bancária, é uma forma equivocada de administrar o financeiro da empresa.Por isso uma das vantagens de terceirizar o setor financeiro da sua empresa é ter o apoio de uma equipe especializada que vai te ajudar e orientar sobre as melhores práticas para gerir o setor financeiro e orientações como essa serão conduzidas de modo a estabelecer os limites entre o pessoal e o profissional.

    Quantos funcionários passam por acúmulo de função por precisarem cuidar do financeiro da empresa?

    As vezes o ganho da empresa com a terceirização do setor financeiro não está diretamente ligado ao dinheiro. Se você pode ganhar tempo na execução de tarefas isso vai refletir de forma positiva lá na frente. tempo mal utilizado é um peso no orçamento, seja pelo empreendedor que deixa de cuidar do core business da empresa para se dedicar ao acompanhamento de obrigações acessórias, até ao colaborador de vendas que deixa de fechar um negócio pois está ocupado com a cobrança de clientes ou pagamento de fornecedores. Tempo disponível significa mais oportunidades de negócios e potencial para gerar mais receita ou para melhorar a qualidade da entrega dos seus produtos e serviços.

    Por isso, a terceirização do setor financeiro funciona de forma anexa, porém integrada à empresa, permitindo que a sua equipe tenha pessoas focadas e competentes para executar as atividades rotineiras, com ferramentas e processos de alta qualidade. Enquanto o financeiro será bem cuidado por uma empresa especializada.

    Quanto você está perdendo com os processos do seu financeiro?

    Atrasos no faturamento, negligência nas cobranças e processos mal estruturados levam a perdas silenciosas, mas expressivas. Quem nunca se sentiu desconfortável ou sem jeito para fazer uma cobrança? Ou como cancelar um contrato com um fornecedor sem gerar impactos nas relações pessoais ou profissionais?

    A documentação, organização e segurança das informações financeiras da empresa, quando gerenciadas por uma equipe especializada, produz melhorias nessa área.

    Meu fluxo de caixa é estruturado?

    O financeiro é responsável por analisar o fluxo de caixa e apontar as melhores práticas no uso da sua capacidade financeira. Por exemplo: se a sua empresa conta com uma estrutura que te permite pagar uma conta com antecedência, quais os benefícios e descontos com isso? Essa é uma das diversas ações que podem ser promovidas pela empresa responsável pela terceirização do financeiro do seu negócio.

    Conte com a Enfoque Contábil para terceirizar seu financeiro

    Se as respostas para as questões acima geraram dúvidas, reflexões ou se algumas delas você sequer sabe responder por dificuldade de acesso a essas informações, certamente esse é um bom momento para analisar melhor a situação atual do seu negócio e considerar a ideia de terceirizar o setor financeiro da sua empresa. Conte com a Enfoque Contábil nesse processo. Clique aqui e fale com os nossos especialistas.