BLOG

14/09/2022

O que é o certificado digital e qual a funcionalidade?

Um certificado digital serve como identidade eletrônica, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas. Entenda mais neste artigo.
Um certificado digital serve como identidade eletrônica, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas. Entenda mais neste artigo.

A tecnologia vem associada a uma série de benefícios, e um deles é a assinatura virtual. Promovendo maior praticidade ao processo de autenticação, assinatura e segurança de documentos, o certificado digital tem valor de prova e o mesmo peso jurídico de uma assinatura de próprio punho.

Não precisando de reconhecimento de firma em cartório, o certificado digital surge como uma evolução das assinaturas. Hoje conversaremos sobre esse assunto aqui nesse artigo da Enfoque, explicando melhor como o certificado digital atesta a identidade de uma pessoa, suas chaves e os detalhes necessários a uma autoridade certificadora.

Certificado Digital: o que é e para que serve

O certificado digital é uma forma virtual, praticamente inviolável, que atesta a identidade de alguém. Para isso o sistema oferece duas chaves: uma chave privada e outra pública:

A Chave Privada: Essa serve para criar a criptografia dos dados que irão atestar a identidade da pessoa ou da empresa. Por meio dessa chave, é possível ter acesso a sistemas, assinar documentos, selar pastas e assim por diante. Só poderá conhecer essa chave a pessoa ou as pessoas responsáveis e autorizadas a assinar e usar o certificado digital;

A Chave Pública: Esta é compartilhada com todos os que devem ter acesso às informações criptografadas. As chaves públicas são essenciais para decodificar dados, e servirão tanto para ter acesso a dados públicos, quanto para decodificar a chave que atesta a identidade do emissor do certificado.

Vale pontuar que a chave pública só servirá para decodificar o documento específico para o qual ela foi criada. Nesse caso, a chave pública não conseguirá abrir outro documento que não aquele com o qual ela faz um par.

Quem pode gerar esses certificados?

Para ter acesso a um certificado digital, sua empresa deverá entrar em contato com uma autoridade certificadora, que deverá ser credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ou ITI.

Uma vez plenamente certificada, você poderá usar essa identidade para assinar e acessar sistemas como o do INSS, das Juntas Comerciais, da Receita Federal, do e-CAC e muito mais.

Isso garante maior segurança às suas contas, economia de insumos com uso de papel e reconhecimento de firma, maior comodidade e agilidade para processos internos, assim como um acesso mais prático aos sistemas públicos virtuais, que estão extremamente ligados à maior agilidade e desburocratização de demandas estatais.

Quais empresas precisam de certificado digital?

Hoje quase todas as empresas precisam de certificado digital para conseguir acesso aos sistemas virtuais dos órgãos governamentais. Estão fora dessa obrigatoriedade apenas as empresas optantes pelo Simples Nacional com até uma pessoa empregada.

Mas, ainda estas, são fortemente recomendadas a aderir a essa forma de certificação, já que ela desburocratiza processos e agiliza uma série de demandas do sistema público.

Conheça mais das facilidades desse processo com a Enfoque

Quer conhecer mais sobre o Certificado Digital, assim como uma série de outros serviços contábeis e de ajuda na gestão empresarial? Converse conosco aqui da Enfoque e saiba como podemos te ajudar.

Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.