BLOG

17/01/2023

Planejamento financeiro: por que minha empresa deve ter um?

Seja na vida pessoal ou profissional, o planejamento financeiro é algo de extrema importância para manter a saudabilidade de suas finanças.

Seja na vida pessoal ou profissional, o planejamento financeiro é algo de extrema importância para manter a saudabilidade de suas finanças. Como ferramenta para empresas, o planejamento financeiro auxilia na estruturação dos objetivos e metas a serem alcançadas.

Para obter bons resultados, é necessário que ele seja completo e esteja alinhado com a realidade do seu negócio, pois só assim conseguirá proporcionar o desenvolvimento esperado. Afinal, ele é um instrumento importantíssimo quando se trata dos próximos passos a serem seguidos e de expansão no mercado.

O planejamento financeiro é composto por diversas práticas e processos internos, envolvendo todos os setores da empresa. E com ele você tem acesso a:

Panorama das finanças;

Oportunidades e riscos;

Próximas tomadas de decisões.

No planejamento financeiro devem constar as seguintes informações: fluxo de caixa, entradas e saídas de capital de contas, todas métricas, projeções e resultados, pois somente assim você conseguirá identificar o segundo tópico citado acima.

Quando se tem um bom planejamento financeiro empresarial, você contribui para a segurança do seu negócio com controle próximo, reduzindo os riscos que poderiam afetar diretamente as atividades do seu empreendimento.

Com ele também é possível tornar mais fácil a administração do capital de giro - um recurso financeiro indispensável para o seu negócio -, onde ele atua como uma reserva da empresa, fazendo com que ela cumpra todos seus compromissos até em casos de instabilidade.

O planejamento financeiro, como falamos anteriormente, torna possível a realização de seus objetivos com metas claras e de fácil acesso conforme o orçamento atual.

Se porventura você não realizar um planejamento financeiro com um profissional qualificado para tal função, você pode encurtar a longevidade da sua empresa, colocando operações em risco e contribuindo para um negócio instável e, de certa forma, irresponsável.

Com a ajuda de um profissional, você organizará suas finanças, terá objetivos e prazos, orçamento definido e acompanhamento direto nas métricas.

Se você está em busca do melhor para a sua empresa, fale com a nossa equipe. A Enfoque possui vasta experiência e é referência em todas soluções que compõem o seu catálogo.

Clique aqui para saber mais!