BLOG

12/09/2020

Planejamento tributário: conheça todos os tipos

Entenda melhor o papel do planejamento tributário no seu negócio e descubra qual o tipo mais adequado a ser feito.

Atualmente no Brasil, contamos com um complexo sistema nacional de tributação. Por esse motivo é essencial que as empresas busquem assessoria qualificada para cuidar dessas questões. Aí que entra o planejamento tributário, promovendo impacto positivo para as empresas e as fazendo prosperar.

Neste artigo, vamos apresentar os tipos de planejamento tributário para que você entenda como ele pode ajudar no seu negócio.

O que é planejamento tributário

Trata-se de uma ferramenta que estuda detalhadamente as empresas, a fim de adotar mecanismos legais como forma de reduzir a carga tributária que incide sobre as suas operações.

Importante considerar que é preciso se valer de normas legais para preservar a segurança e idoneidade da empresa.

A importância do planejamento tributário

Essa ferramenta é mais do que importante. Para empresas que estão passando por dificuldade, ele consegue ajudar, inclusive, o negócio a se reerguer. Para as empresas que estão operando bem, o planejamento permite possibilidades significativas, como aumento de margem de lucro, possibilidades de reinvestimentos e aumento de distribuição de lucros.

Tipos de planejamento tributário

Operacional

Nessa modalidade, a empresa adequa suas rotinas em relação às formas de tributação. O processo analisa todas as declarações transmitidas ao Fisco e os impostos. Tudo é feito junto ao financeiro. Pode ser feito por auditor ou pelo escritório de contabilidade.

Preventivo

Esse planejamento se baseia na entrega de relatórios que asseguram que a empresa está tomando decisões baseadas em medidas de segurança pré-estabelecidas.

É um processo que evita possíveis erros em rotinas contábeis, falta de entrega de obrigações fiscais ou até a transmissão das mesmas com informações inconsistentes.

Corretivo

Esse modelo de planejamento é realizado quando a empresa já identificou que existem irregularidades em seus processos fiscais, que podem causar impactos negativos nos tributos e até mesmo multas. É extremamente necessário para que a empresa corrija e evite problemas futuros.

‍Faça seu planejamento tributário com a Enfoque Contábil

Agora que você já compreendeu a importância e os tipos de planejamento tributário, fica mais fácil de escolher a ação adequada para o seu negócio. Conte com a Enfoque Contábil para te ajudar. Clique aqui e fale conosco.