BLOG

10/12/2019

Planejamento tributário: por que minha empresa precisa de um?

O planejamento tributário é uma excelente ferramenta para o sucesso de sua empresa. Entenda melhor como o processo funciona.
  • A carga tributária é uma grande questão que incide sobre as empresas brasileiras, gerando preocupações para os empreendedores, até mesmo no Simples Nacional, um regime simplificado.

    Por isso o planejamento tributário é essencial para a saúde financeira de sua empresa. Afinal de contas, mesmo que o empresário não tenha intenção de sonegar impostos e infringir a lei, as regras são tantas e tão extensas, que o empresário acaba sujeito à multas e penalidades. Isso ocorre porque os tributos não são planejados com antecedência e responsabilidade. Por isso é essencial ter um escritório de contabilidade ao seu lado para ajudar.

    Definição de planejamento tributário
    Trata-se da gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. de maneira organizada.É dividido em duas categorias:

    Operacional
    Procedimentos básicos estabelecidos na empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais. Ou seja, escrituração de operações e pagamento dos impostos dentro dos prazos previstos.

    Estratégico
    Essa análise verifica o regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.

    Como fazer um planejamento tributário?
    Se você chegou até aqui e percebeu que necessita de mudanças em sua empresa, comece agora mesmo. O primeiro item a ser feito é buscar um bom escritório de contabilidade. Quanto maior for a sua empresa e mais complexa a atividade, mais detalhes precisam ser vistos pelo seu contador.

    E mesmo que o trabalho seja terceirizado, é importante que você e o contador tenham um canal direto de contato e alinhem os objetivos. Você precisa confiar nos profissionais e eles devem ter responsabilidade.

    Se você precisa de ajuda para lidar com esse processo, conte com a Enfoque Contábil. Somos especialistas em contabilidade e estamos prontos para te ajudar. Clique aqui e fale com nossos profissionais.