BLOG

26/10/2020

Sistema de gestão financeira: entenda importância para o seu negócio

sistema de gestão financeira
Entenda como você pode melhorar o seu negócio com um bom sistema de gestão financeira

Como empreendedor, imagino que você já deva saber que manter as informações estratégicas do seu negócio em ordem é prioritário, e um sistema de gestão financeira é algo que faz toda a diferença nesse processo.

Imagine que sua empresa tenha todos os departamentos bem alinhados em relação às suas funções e metas, mas o financeiro simplesmente não sabe quanto de dinheiro entrou ou saiu de caixa.

Sem um acompanhamento de movimentações financeiras é impossível observar pontos de alerta, melhorias ou resultados da sua operação durante o ano. Se você já mantém seu financeiro organizado por planilhas, isso é ótimo. Mas, queremos trazer, aqui, as vantagens que um sistema de gestão financeira proporciona ao automatizar esse processo, via BPO financeiro, facilitando o acompanhamento e as análises gerenciais.

Benefícios do Sistema de Gestão Financeira no crescimento da sua empresa

Ao implementar um sistema para controle e gestão financeira na sua empresa, você conquista vários benefícios. É uma forma de você permitir o crescimento sustentável do seu negócio, embasado em dados íntegros.

Vamos citar, abaixo, as principais vantagens de um sistema de gestão financeira.

Facilidade na emissão de relatórios

Sistemas de Gestão Financeira permitem a elaboração de relatórios de forma simplificada, que são gerados automaticamente e de maneira rápida, informando sobre qualquer aspecto financeiro do empreendimento.

Rotina fiscal automatizada

Com esse tipo de sistema é possível configurar a emissão de notas, boletos bancários e fatura registrados para os seus clientes e assim possibilita-los uma maior praticidade nos pagamentos. É possível, inclusive, programar todas as alíquotas das notas fiscais, para que o cálculo ocorra de maneira automática sempre que uma nota precisar ser emitida.

Esse tipo de processo proporciona uma economia de tempo muito considerável, além da segurança e praticidade na questão das alíquotas incidentes nas notas fiscais.

Orçamento na linha

Outra vantagem bastante significativa é o controle de orçamento. Vamos pensar como pessoa física: em sua casa, você deve ter definido um limite de gastos para algumas categorias, como moradia, saúde, educação, lazer. Certo?

Na empresa, você também precisa limitar seu orçamento. Então, digamos que você tenha definido um valor determinado para o departamento de compras.

Se você não tiver um sistema de controle e acompanhe as movimentações financeiras, não saberá que, por exemplo, seu departamento de compras está ultrapassando o orçamento.

Economia e redução nas despesas

Com o controle de despesas, é possível o empreendedor ter visão clara de onde seu dinheiro está sendo gasto, sendo mais simples identificar onde e como economizar.

Você também evita duplos pagamentos e atrasos por esquecimento (afinal, o sistema vai alertar sempre que tiver algum vencimento próximo.

Redução de inadimplência

O sistema de gestão financeira permite que o profissional possa acompanhar suas receitas e despesas programadas. Assim, pode reduzir a inadimplência.

A empresa ainda pode deixar registrado o histórico de inadimplência, evitando nova venda ou minimizando riscos.

Automatização de processos

Automatizando os processos, você consegue reduzir erros e falhas, comentar sua produtividade e o desempenho da equipe, melhorando os resultados do seu negócio.

Além disso, facilita o trabalho dos profissionais, tanto de cadastro quanto de acompanhamento, além de facilitar o fechamento de Balanço Patrimonial, DRE, prestação de contas, imposto de renda PJ ou outras documentações/obrigações.

Indicadores estratégicos

Esse tipo de sistema permite relatórios gerenciais e captação de indicadores estratégicos fundamentais para a análise a tomada de decisões do gestor. Isso ajuda a empresa a ter um rumo, afinal a falta de controle não permite que a empresa possa crescer com embasamento.

Conte com a Enfoque Contábil para o BPO Financeiro de sua empresa Se você precisa de ajuda com o sistema de gestão financeira do seu negócio, conte com a Enfoque Contábil. Clique aqui e fale com nossos profissionais.