BLOG

21/03/2020

Contabilidade e tecnologia: combinação para o sucesso empresarial

A contabilidade e tecnologia são poderosas aliadas no sucesso empresarial. Principalmente nos tempos de instabilidade que os empresários vivem agora. Entenda melhor nesse artigo.
  • O avanço tecnológico transformou a rotina dos escritórios e contadores. Atualmente, a contabilidade e tecnologia andam de mãos dadas e essa combinação oferece uma série de benefícios aos empresários.

    Graças à internet, atualmente as declarações do Imposto de Renda podem ser feitas por meio de um software, e não mais à mão ou em um disquete. Esse é apenas o mais simples dos diversos exemplos de como a tecnologia virou a principal aliada do contador.

    Benefícios da contabilidade e tecnologia

    A possibilidade de ter informações estratégicas e detalhadas, gerar relatórios completos sobre diversos aspectos financeiros da empresa fez com que a contabilidade se tornasse ainda mais relevante dentro dos negócios. Hoje, ela é ferramenta fundamental não somente para a saúde financeira do empreendimento, mas também para a tomada de decisões sobre o rumo dos negócios.

    Para entender melhor sobre como a tecnologia é a melhor amiga da contabilidade, confira esse post.

    Digitalização de documentos

    Uma das principais mudanças que a tecnologia promoveu na contabilidade tem a ver com a quantidade de documentos usados nos processos. Antes da digitalização dos documentos, os escritórios precisavam ter uma estrutura com espaço físico para armazenar a documentação de cada um dos seus clientes. O que significava gastos maiores com aluguel, tempo e equipe, pois organizar e arquivar os papeis de forma funcional requer extrema dedicação.

    O armazenamento virtual muda completamente esse quadro. Trata-se de um dos principais aspectos no qual contabilidade e tecnologia se unem pela produtividade e agilidade. A digitalização dos documentos trouxe uma nova perspectiva de trabalho para os profissionais da área.

    SPED e escrituração digital

    Além da alta carga tributária, os empreendedores brasileiros ainda precisavam lidar com um sistema altamente complexo para cumprimento de todas as obrigações da empresa. Para simplificar e integrar as informações relativas aos tributos, em 2007, o governo criou o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED.

    A implantação do SPED facilitou o envio, arquivamento e validação das obrigações. Além disso, ajuda na regularidade em relação ao recolhimento de tributos. O SPED Contábil permite o envio eletrônico do Livro Diário, do Livro Razão, balancetes, balanços e Fichas de Lançamento. Já o SPED Fiscal trouxe para o ambiente digital os registros de entradas e saídas, de apuração do ICMS e IPI, inventário e documento de controle do crédito de ICMS.

    Calendário virtual e controle de prazos

    Um outro recurso que pode ser utilizado pelo contador para garantir o cumprimento dos prazos das empresas é o calendário virtual. Com ele é possível receber notificações sobre as datas de envio das obrigações acessórias e evitar os atrasos que sempre acabam resultando em multas elevadas. Ao receber o aviso, o profissional pode informar o cliente e já solicitar os documentos necessários.

    Plataformas digitais de gestão

    Um dos grandes diferenciais da contabilidade atual é a questão do atendimento ao cliente. Atualmente, os escritórios de contabilidade, como é o caso da Enfoque Contábil, podem trabalhar com softwares que permitem o compartilhamento de dados, uniformizam os processos e possibilitam uma interação maior com os clientes.

    Esses sistemas oferecem diversas possibilidades, como a conciliação bancária, emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de guias de pagamento de impostos, elaboração de relatórios são algumas delas. Como acabamos de ver, as ferramentas tecnológicas trazem mais praticidade aos processos contábeis, padronizam os trâmites, permitem uma maior economia de recursos e facilitam o acesso a documentos importantes. E os benefícios não param: a tecnologia a promove também uma interação mais fluida, atendimento completo e uma relação próxima entre o empreendedor e o contador.

    Se você precisa de um escritório de contabilidade que te auxilie nesses processos, conte com a Enfoque Contábil! Estamos sempre prontos para te ajudar.