BLOG

25/03/2022

Dicas para uma gestão de custos mais efetiva para a sua indústria

Confira nossas dicas e veja como otimizar a gestão de custos da sua indústria, tornando seu negócio mais competitivo.
Confira nossas dicas e veja como otimizar a gestão de custos da sua indústria, tornando seu negócio mais competitivo.

Procurando alternativas e dicas para uma gestão de custos mais efetiva para a sua indústria? Então, você chegou ao lugar certo!

Nesse conteúdo, separamos algumas dicas que podem fazer toda diferença e contribuir para os resultados da sua empresa.

Para saber mais, continue conosco e acompanhe com atenção, cada detalhe que vamos apresentar ao longo desse conteúdo.

1.Identifique e elimine desperdícios

O primeiro passo para uma gestão de custos mais efetiva para a sua indústria, consiste em identificar e eliminar desperdícios, principalmente no aproveitamento da matéria-prima.

Problemas relacionados a gestão da produção e ao aproveitamento inadequado da matéria-prima durante o processo produtivo, são os pontos com maior parcela de contribuição para aumentar os custos e diminuir a margem de lucro das indústrias

Sendo assim, quando o objetivo é otimizar a gestão de custos, comece por uma revisão completa da sua linha de produção, visando encontrar e eliminar desperdícios que possam impactar negativamente nos negócios.

2.Invista em energia limpa

Indústrias possuem máquinas e equipamentos que consomem um volume considerável de energia, o que faz das despesas com eletricidade uma das maiores vilãs dos empresários.

Em meio a esse contexto, muitas indústrias estão optando por investir em sistemas de energia solar fotovoltaica. Com essa decisão, as indústrias conseguem reduzir uma boa parcela dos custos e demonstram compromisso com o meio ambiente.

3.Faça revisões periódicas em máquinas e equipamentos

Adotar medidas de manutenção preventiva também pode ser muito importante para garantir uma gestão de custos mais efetiva para a sua indústria.

Empresas que investem em manutenção preventiva, evitam paradas não previstas da produção, atrasos na entrega de pedidos e a perda de matérias-primas.

Siga as recomendações de manutenção do fabricante, não espere o maquinário apresentar falhas para realizar as manutenções necessárias.

4.Modernize à gestão de estoque

Você sabia que o excesso de matéria-prima e produtos acabados pode comprometer significativamente o seu fluxo de caixa e a margem de lucro dos seus negócios?

Para otimizar seus custos, adote controles rígidos de estoque e metodologias como o Just In Time, que colaboram para manter apenas o que é absolutamente necessário em estoque.

Quanto menor o volume do seu estoque, menores os custos operacionais para manutenção e o impacto dos insumos e produtos "parados" no seu fluxo de caixa.

5.Solicite um planejamento tributário

Conte com o apoio de uma contabilidade especializada e solicite a elaboração de um planejamento tributário completo para a sua indústria.

Você sabia que uma pesquisa do IBGE concluiu que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário?

Evite o pagamento de impostos em excesso, pois isso pode comprometer significativamente a sua competitividade e também a sua margem de lucro.

Conte com o apoio e assessoria da Enfoque Contábil, revise a tributação da sua empresa e garanta uma gestão de custos mais efetiva.

Telefone: (11) 4527-3210

WhatsApp: (11) 95908-0043